6 e 7 de setembro
Museu nomada
LUNGO DROM
19h
Praça do Giraldo
umcoletivo
DESCRIÇÃO
Tartana combina pesquisa sobre a técnica da báscula coreana, equilíbrio de mãos e humor.
Neste espetáculo a ação, tanto a acrobática como a cénica, acontece ao redor de uma carrinha furgão, utilizada como suporte para os saltos e como elemento cenográfico que acomoda a vida dos personagens. Uma proposta de caráter fresco e despreocupado na qual vive-se o risco do alto nível técnico e emociona-se com a cumplicidade de três acrobatas, que tentam resolver conflitos tão absurdos quanto engraçados.
Do início ao fim, Tartana faz com que participemos nos seus jogos "loucos”, com os quais não sabemos se havemos de conter a respiração ou a gargalhada.
O espetáculo Tartana, em dezembro de 2021, foi incluído no quarto caderno de espetáculos circenses recomendado pela Rede Espanhola de Teatros.
A COMPANHIA
Trocos Lucos formou-se em 2019, partindo do sonho e empenho profissional de três jovens acrobatas de Madrid em desenvolver um espetáculo de rua com uma carrinha e a técnica da báscula coreana, como linguagem cénica. No início, trabalharam com companhias como AcroEvents, Cirque des Sens ou 21Districts e atuaram em festivais como Trapezi, TAC ou Firco. Após a criação do espetáculo Tartana, em 2020, participaram no Festival Circada (Sevilha), no qual conquistaram diversos prémios.
Levantadas as restrições sanitárias em 2021, o espetáculo percorreu toda a Espanha, recebendo o apoio do público e de festivais como: Feira Mira Gandía, Festival Circundado, Festival Bilboko Kalealdia, Leioa Fair, Festival Paredes de Pamplona, Festival Not Only Circus; e programas culturais em diferentes comunidades autónomas. A companhia Trocos Lucos também fez parte do elenco de outros projetos como "Nonsense" - dirigido por Rolando San Martín, ¨Ethos¨ da Comunidade de Madrid, Producciones Chisgarabis e ¨Eneida¨ da Jovem Companhia e Teatro Circo Price.
OS ARTISTAS
Juan de las Casas
O elemento com mais experiência profissional como acrobata da báscula coreana, também demonstra perícia em acrobacias de chão, dança e malabarismo. Curioso pela pluralidade das artes cénicas, Juan é o motor criativo da companhia, principalmente nas pesquisas acrobáticas com a técnica da báscula e com a carrinha. No espetáculo, é ele quem se responsabiliza por redirecionar as situações para que o grupo siga em frente, apesar dos defeitos dos seus companheiros…
Ismael Perez Fandos
Após experimentar variadas técnicas na Escola de Circo Carampa, Ismael especializou-se na báscula coreana. Responsável pela criação e boa manutenção do material da empresa, zela também pela qualidade da música e do som. Graças à sua inclinação para o ‘palhaço’, no espectáculo é a personagem que toma a iniciativa e conduz a situações onde o humor é inevitável.
Cira Cabasés
Acrobata e verticalista/equilibrista, foi a terceira a juntar-se ao projeto. Ela traz uma nuance de quietude e seriedade à dinâmica do espetáculo, embora não deixe de brincar e entreter o público com a sua fixação em se ver de cabeça para baixo. É estudante de filosofia na UNED com interesse nas áreas da ilustração e redação, por isso é a responsável pelo material de comunicação e design visual da empresa.
FICHA ARTÍSTICA
Criação e produção: cia. Trocos Lucos
Artistas em cena: Ismael Pérez, Cira Cabasés y Juan de las Casas *Codirecção e visão externa: Rafael Martín Blanco
Cenografia e figurinos: cia. Trocos Lucos
Distribuição: cia. Trocos Lucos, Portal 71,
Edição de vídeo: Daniel Pérez Lozao, Abuelita Productions e Festival Firco *Fotografia: Gaby Merz e Leticia Felgueroso
Escritório e gestão: cia. Trocos Lucos
Redes sociais e comunicação: Cira Cabasés
Apoios: Escola de Circo Carampa e Madpac associação de profissionais de Madrid